sexta-feira, 15 de abril de 2011

Em caso de picada de cobra:


Diferente do que se costuma ouvir, em caso de ferimento, de forma alguma se deve amarrar o local atingido, já que essa ação pode produzir necrose e não evita a absorção do veneno.
  • Acalme e hidrate a vítima com goles de água.
  • Eleve o local afetado.
  •  Leve a vítima imediatamente ao
          serviço de saúde mais próximo.
    Tentar identificar ou levar a cobra (viva ou morta) para identificação.
  •  Lave o local afetado com bastante água e sabão e procurar . (fonte:www.portal.saude.sp.gov.br)







NÃO FAZER EM HIPÓTESE NENHUMA


  • Torniquete ou garrote;
  • Cortar ou perfurar o local (ou próximo da) picada;
  • Colocar folhas, pó de café ou qualquer substância que possa contaminar a ferida;
  • Oferecer bebidas alcoólicas, querosene ou qualquer outro líquido tóxico;
  • Fazer uso de qualquer prática caseira que possa retardar o atendimento médico.
  • As ações que costumamos ver em filmes, como amarrar, cortar ou mesmo chupar a ferida com a intenção de sugar o veneno deve ser evitada: isso pode piorar a situação da vítima.
    (fonte:www.ufrrj.br)


Controle e prevenção:


      * Andar sempre calçado (72% dos acidentes são no pé).
*       Não introduzir a mão em buracos no chão, como tocas de tatus, cupizeiros, etc.
*       Olhar com muita atenção o chão por onde caminha e locais onde deseja apanhar pequenos objetos ou animais.
*       Ter cuidados especiais com matagais, montes de folhas mais ou menos secas.
*       A presença de roedores pode indicar a presença de serpentes também, pois os roedores são alimento para as cobras.
*       Não tente diferenciar cobras venenosas das não venenosas. Algumas são difíceis de diferenciar.
*       Não manuseie serpentes vivas ou mortas. As venenosas podem causar acidentes mesmo mortas.








A cobra mais venenosa do mundo: Taipan                                          (fonte:Google)
A campeã mundial é a taipan do interior (Oxyuranus microlepidotus), uma serpente que praticamente só pode ser encontrada na Austrália. Possui um veneno neurotóxico potente e complexo, inoculado através de duas presas fixas que tem na parte posterior da boca, capaz de matar um ser humano em menos de 45 minutos. Estima-se que o veneno disponível em suas presas seria capaz de matar 100 homens ou 250.000 ratos.
Ela é grande, possui de 2,5 a 3 metros de comprimento, tem escamas lisas com a coloração creme e/ou marrom. Se alimenta de pequenos mamíferos.
Ela é, de todas as serpentes elapídeas, a que possue as maiores presas.
Raramente vista, a taipan também é chamada de cobra-feroz. Arisca, prefere não enfrentar predadores a menos que a ataque, sendo raros os casos de ataques a humanos
 Estima-se que, todos os anos, ocorram de um a dois milhões de acidentes envolvendo seres humanos e cobras (venenosas e não-venenosas), dos quais cerca de 50 mil resultam em morte. As cobras venenosas são divididas em três categorias, conforme a ação do seu  veneno.
"O primeiro grupo é o das cobras cujo veneno age no sistema nervoso periférico, causando parada respiratória - é o caso da taipan e da coral. Já as víboras inoculam substâncias tóxicas que provocam distúrbios na coagulação do sangue, hemorragias e necrose local. As serpentes marinhas, por fim, liberam um tipo de veneno chamado miotóxico, que causa destruição das fibras musculares e insuficiência renal aguda", afirma Fátima Viveiros, também bióloga do Instituto Butantan.(fonte:mundoestranho.abril.com.br)


Najas: Existem duas espécies de Najas , as Najas africanas e as Najas Indianas.
As Najas Africanas  vivem nas regiões da savanas no Norte da África, pode defender-se a uma distância de 2,40 m, emitindo um jato de veneno em alta  pressão que se cair nos olhos causa sérios danos, inclusive a cegueira. Alimenta-se basicamente de pássaros ou pequenos mamíferos. São noturnas e movimentam-se com muita rapidez.
( fonte: Google)
















As Najas Indianas vivem na Índia, Paquistão, e em pequenas partes dos países vizinhos, essas serpentes habitam preferencialmente terrenos agrícolas ou florestas, e possui um veneno muito perigoso, fazendo por isso muitas vítimas. Quando enfurecida se ergue expandindo as costelas e achatando o pescoço. A Naja indiana pode atingir até 2m de comprimento.
(fonte:google)




















Manbas: Existem duas espécies de Mambas , a Mamba verde  e a Mamba negra.
A Mamba verde é uma cobra de corpo comprido, cabeça pequena e olhos redondos. Ela possui duas grandes presas inoculadoras de veneno na parte anterior do maxilar superior, seu veneno é um dos mais fortes que existe, ela vive nas florestas úmidas do Congo e da Guiné, alimenta-se de roedores, aves e outros reptéis.   (Fonte:www.achetudoeregiao.com.br)                                                                    (fonte: Google)














Mambas negras são rápidas, nervosas e letalmente peçonhentas , quando ameaçadas são altamente agressivas. Acusadas de muitas mortes, sua fama na Africa é lendária. Por estas razões, a mamba negra é amplamente considerada em todo o mundo como uma cobra mortal. Vivem nas savanas e colinas rochosas da África Austral e Oriental. Eles são as maiores cobras venenosas da Africa, podendo chegar a 4,5 metros de comprimento, embora a média seja de 2,5 metros. Estão também entre as mais rápidas cobras do mundo,  chegando a velocidades de até 12,5 quilômetros por hora.
Seu nome não provém da sua cor de pele, que tende a ser oliva a cinza, mas sim a partir da cor azul-negro do interior da sua boca, que exibe quando ameaçada.
As Mambas negras são tímidas e quase sempre procuram escapar quando confrontadas. No entanto, quando irritadas essas serpentes levantam a cabeça, por vezes com um terço de seu corpo estando elevado e abrem as suas bocas  negras como aviso. Se um atacante persistir, a mamba não uma vez, mas repetidamente, irá injectar grandes quantidades de potentes neuro-cardiotoxinas na vítima. Antes do advento do antídoto para o veneno da mamba negra, uma mordida desta temível serpente era 100 por cento fatal, geralmente dentro de cerca de 20 minutos.(fonte:www.ecologiaonline.com)
 (fonte: Google)




Nenhum comentário:

Postar um comentário