sexta-feira, 15 de abril de 2011

Aranhas


Existem hoje mais de 32.000 espécies de aranhas identificadas!

Algumas aranhas podem ser identificadas pela espessura, forma e desenho de sua teia: ampulheta, círculos, esferas, cruz, etc. Geralmente começam tecendo uma estrutura que servirá de armadilha, depois tecendo fios radianos ao redor do ponto central como os raios de uma roda.
Essa estrutura é feita de seda se que não gruda, a aranha anda sobre ela enquanto tece fios pegajosos em forma de espiral que irão servir como armadilha. Algumas espécies constroem a cada noite uma nova teia, algumas produzem teias que podem chegar a 2,5 metros.


As principais aranhas causadoras de acidentes no Brasil são:
A Phoneutria (armadeira).   
A armadeira quando surpreendida coloca-se em posição de ataque, apoiando-se nas pernas traseiras, ergue as dianteiras e procura picar. A picada causa dor imediata, inchaço local, formigamento, sudorese no local da picada. Deve-se combater a dor com analgésicos e observação rigorosa de sintomas. A preocupação deve ser com o surgimento de vômitos, aumento da pressão arterial, dificuldade respiratória, tremores, espasmos musculares, caracterizando acidente grave. Assim, há necessidade de internação hospitalar e soro-terapia
.          (fonte: Google)
  
                                                                                                                                     


Loxosceles (aranha marrom),
A aranha marrom provoca menos acidentes, sendo pouco agressiva. Na hora da picada a dor é fraca e despercebida, após 12 a 24 horas, dor local com inchaço, náuseas, mal estar geral, manchas, bolhas e até necrose local. Nos casos graves, a urina fica cor de coca-cola. Orienta-se procurar atendimento médico para avaliação.
                (fonte: google)


 Lycosa (tarântula)
A tarântula (aranha que vive em gramados ou jardins) pode provocar pequena dor local, podendo evoluir para necrose. Utilizam-se analgésicos para tratamento da dor e não há soroterapia específica, assim como para as caranguejeiras.
                 (fonte:Google)

Caranguejeira
 Esta é uma das maiores do Brasil sua origem é o nordeste brasileiro.Seu comportamento é agressivo e não deve ser manipulada, chega a viver de 12 à 15 anos. Se alimenta de grilos, gafanhotos, baratas, etc. Esta espécie é uma das maiores aranhas do mundo.

                                          (fonte: Google)

                           
.
COMO EVITAR ACIDENTES POR ARANHAS
  • Manter jardins e quintais limpos. Evitar o acúmulo de entulhos, lixo doméstico, material e construção nas proximidades das casas, inclusive terrenos baldios.
  • Evitar folhagens densas (trepadeiras, bananeiras e outras) junto às casas; manter a grama aparada.
  • Em zonas rurais, casas de campo, sacudir roupas e sapatos antes de usar.
  • Não pôr a mão em buracos, sob pedras, sob troncos "podres".
  • O uso de calçado e de luvas pode evitar acidentes.
  • Vedar as soleiras das portas e janelas ao escurecer
·         Estes animais gostam de esconder-se em locais escuros, protegidos ou sujos, portanto, evite-os.
·         Calçar botas, sapatos ou tênis sem antes examinar seu interior. Principalmente se você não os usa há muito tempo. Geralmente, estes animais se alojam com facilidade nas zonas rurais e em casas de campo e de praia.
·          Sacuda as roupas guardadas em casas com pouco uso antes de usá-las.
·          Não ande descalço nos jardins. Use sempre botas na zona rural.
·          Se você tiver de mexer no jardim, use luvas..
·          Bons esconderijos para animais peçonhentos são as trepadeiras, folhagens densas e bananeiras. Estas plantas não devem ficar nas proximidades das casas.
·         Não ponha a mão em buracos entre pedras, fendas em troncos, buracos em cupins, folhas secas, lenha depositada, pedaços de troncos podres.
·         Na zona rural, colocar um rolinho de tecido cheio de areia na soleira de portas e janelas.
·          Se houver um terreno baldio ao lado de sua casa, mantenha-o limpo.

Primeiros Socorros
·         Em caso de acidente com aracnídeos, se conseguir apanhar o animal, leve-o com você, quando for ao hospital. Dele será extraído o antídoto que poderá salvar a vida do acidentado.
·         Nunca faça torniquete em um membro picado.
·         Não deixe a pessoa movimentar-se muito bruscamente para que o veneno não se espalhe em seu organismo.
·         Analgésico para amenizar a dor pode ser um primeiro socorro eficiente.
( Fonte:Bbel.uol.casa.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário