terça-feira, 19 de abril de 2011


Monstro de Gila
(Heloderma suspectrum)


  O lagarto monstro-de-Gila e seu primo mexicano, o lagarto perolado, são os únicos lagartos venenosos que existem. Mas é fácil evitar ser mordido pelo monstro-de-Gila. Ele anda devagar e pode ser visto de longe. Seu corpo é coberto de escamas brilhantes, que formam desenhos em amarelo e preto.
  Ao contrário das cobras, o monstro-de-gila inocula a sua peçonha com os dentes da mandíbula, dois grandes incisivos muito afiados. Não são capazes de dar mordidas secas: sempre que mordem, inoculam veneno. Os efeitos são imediatos e bastantes dolorosos, apesar de não necessariamente fatais. Um monstro-de-gila morde para se defender a afastar possíveis invasores; só ataca animais maiores do que ele quando se sente ameaçado ou quando está ferido.
   Os monstros-de-gila são animais gregários; vivem em bandos organizados hierarquicamente (existe sempre um macho dominante). Dificilmente verificam-se brigas por território, porque estes animais não são caçadores por excelência; antes, identificam uma "refeição" com sensível olfato e ficam à espera de que a presa indefesa se aproxime
   Muito vagaroso e desajeitado, o monstro-de-gila apanha apenas ovos e animais recém-nascidos para comer.  Para encontra ninhos e tocas, ele vai passando a língua no chão, para a frente e para trás , e leva pequenas porções de matéria até um órgão olfativo que tem no céu da boca, como as serpentes.

Características: 
  Comprimento: 80 cm.
  Peso: 1.300kg.
  Ovos: 3 a 5 por vez
  Período de incubação: 1 mês
  Comprimento da cauda: 10 cm
(fonte:www.achetudoeregiao.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário